Aumento do consumo de ivermectina no Brasil e os riscos de surtos de sarna humana
O uso irresponsável e sem prescrição da ivermectina pode estar relacionado na dificuldade do tratamento da escabiose ou popularmente da “sarna”. Isso é o que sugere um estudo feito pela Universidade Federal do Alagoas e pode ajudar na investigação do surto da doença que aconteceu em Pernambuco. O principal sintoma da sarna é a coceira na pele no local de proliferação do ácaro. O medicamento ivermectina que é geralmente o escolhido para tratar a doença, ficou popular no Brasil durante a pandemia de COVID-19 e foi usado de forma equivocada nos chamados “kit COVID”. Além de não ter eficácia comprovada contra a COVID-19 as altas doses consumidas podem ter causado problemas no fígado de muitos indivíduos. Ao ser utilizada sem critérios e em excesso, a ivermectina deixou o ácaro da sarna humana resistente e aumentou o número de casos da sarna humana, bem como, dificultou o tratamento das infecções secundárias. Referências Revisão integrativa: Aumento do consumo de ivermectina no ...